Você provavelmente já deve ter reclamado que seu veículo ‘bebe demais’, não é? Portanto, leia as dicas e saiba como economizar combustível, ainda mais com o preço nas alturas.
Com o passar dos anos, é natural que os veículos comecem a apresentar algumas falhas, entre elas um maior consumo de combustível. Para piorar, a proporção entre encher o tanque e esvaziar o bolso atinge níveis cada vez mais insustentáveis. Então, o que fazer diante desse impasse, ao menos para amenizar o problema?
Felizmente, alguns truques de direção podem auxiliar na economia dessa fonte. Essas medidas geram bons resultados, pois o comportamento de quem está atrás do volante aumenta – ou diminui – os impactos no veículo, de diversas naturezas.
É claro que, a depender do preço, não há bom comportamento que supra o gasto com combustível. Mas vale conferir algumas dicas que podem ajudar nesse sentido, com pequenas adaptações cotidianas. Lembrando que todas elas devem estar alinhadas a revisões periódicas em dia.
O consumo de combustível pode mudar significativamente de acordo com a velocidade aplicada. Sempre que possível, mantenha uma velocidade constante, respeitando os limites da via. Quando estiver dirigindo em estradas e quiser economizar o tanque, conduza mais devagar.
Quando o assunto é gastar menos combustível, é imprescindível evitar movimentos bruscos na direção, seja ao frear ou em qualquer outra manobra. Para isso, alguns fatores não podem ser deixados de lado:
A eficiência dos pneus está diretamente relacionada ao consumo de combustível. Portanto, é preciso verificar ao menos uma vez por mês a pressão dos pneus quando estes estiverem frios. Calibre-os de acordo com a recomendação do fabricante, e preste atenção se as rodas estão corretamente alinhadas.
Leia também: Picape Maverick foi “ensaiada” nos anos 1970.
Seguir o fluxo do trânsito é inevitável. Na maioria dos casos, não há esforço (ou velocidade) possível que gere diferença significativa no tempo de trajeto. Lembre-se que não vale a pena “disputar” o espaço carro a carro, correr para ultrapassar poucos veículos e, no final, ficar preso no mesmo farol ou congestionamento, com poucos metros de distância.
Esse comportamento apenas causa um enorme gasto de combustível. O ideal é sempre respeitar o ritmo da via, com marchas altas e preservando o regime de giro do motor baixo.
Por mais básico que seja, vale reforçar que tirar o excesso de peso de dentro do seu carro pode ajudar – e muito. Quanto mais pesado estiver o veículo, mais combustível ele irá gastar para um mesmo trajeto e velocidade que faria em condições normais.
Portanto, tire aquela mala que está no carro há tempos sem propósito algum, ou qualquer outro item desnecessário!
Antes de sair, pense na rota que irá seguir. Mesmo que seja um caminho já conhecido, vale a pena utilizar a tecnologia a seu favor e verificar se não há nenhuma anormalidade (acidentes na pista, por exemplo). Isso evita voltas desnecessárias e situações desconfortáveis nas quais você se perde. E entre as consequências, estará o consumo excessivo de combustível.
Também leve em consideração o horário em que sairá na via. Sempre que possível, parta em um momento de menor intensidade no tráfego. Afinal, passar menos tempo na rua beneficia sua rotina, o trânsito como um todo, os gastos e o meio ambiente.
Evite abastecer em locais sem referências ou totalmente desconhecidos. Os veículos, sobretudo os atuais, podem reagir mal a um combustível de má procedência.
Não é à toa que os carros mais velozes do mundo possuem formatos alongados e aerodinâmicos. Itens como bagageiros no teto, racks e porta-bicicletas, além de afetar o funcionamento do veículo, elevam o consumo de combustível. Portanto, quando esses acessórios não estiverem sendo usados, remova-os.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho