Qual a funcionalidade do para-choque de impulsão?

Presente há anos no mercado, o para-choque de impulsão é um acessório popularmente conhecido por estar na dianteira de veículos 4×4. Produzido a partir do plástico, ou do metal, ele já exerceu diferentes funcionalidades ao longo do tempo. Contudo, qual será o seu real propósito? Descubra a seguir.

Criação do para-choque de impulsão

Sua primeira aparição foi em jipes militares. Com a proposta de os ajudar a se locomover por locais com acessos restritos e não danificar a frente da carroceria, engenheiros projetaram a peça que logo se tornou uma característica de modelos off-road. Outra curiosidade é que, a princípio, o seu nome era quebra-mato.

Funcionalidade ou estética?

Com o tempo, o acessório migrou para veículos de passeio. Como neste caso já não serviam para proteção, surgiu uma questão: para que servem? Muitas pessoas, durante um bom tempo, alegaram que eles serviam para impulsionar os carros. No entanto, essa informação não é verídica.

A resposta é que em metrópoles, onde as ruas já são asfaltadas, não há necessidade para para-choques de impulsão. A não ser que o motorista queira dar uma personalizada na carroceria e trazer uma tendência esportiva ao seu possante.

Iluminar a pista

No caso de alguns carros 4×4 que circulam por estradas pouco iluminadas, o para-choque de impulsão pode vir a calhar. Se instalado, é possível acoplar faróis extras, oferecendo assim uma luz adicional a auxiliar os condutores em períodos noturnos.

Segurança

Apesar dos pontos positivos citados anteriormente, os para-choques de impulsão podem funcionar em convergência com o sistema de segurança. Isso porque um dos problemas registrados por montadoras é que em alguns carros o acessório impede o airbag de ser acionado em colisões.

Outro ponto que compromete a segurança é o apontado por organizações independentes: graves danos causados às vítimas de colisões de trânsito. Ainda que proteja a parte frontal do carro, os para-choques podem ser um verdadeiro escudo a atingir pedestres atropelados.

Admin

Recent Posts

Participe do Dia do Balconista de Autopeças

O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…

16 anos ago

Um balconista na Guatemala

Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho

9 anos ago

A balconista do futuro

Saiba quais conselhos a Doroty tem para você

9 anos ago