Saiba como limpar o para-brisas do carro em casa
Apesar de parecer simples, não é todo motorista que sabe limpar o para-brisas em casa por falta de informação sobre os produtos e cuidados
Realizar a limpeza do para-brisa em casa pode ser um desafio para muitos motoristas, não pela complexidade da tarefa, mas pela falta de informação sobre os produtos que devem ser usados durante a limpeza.
Muitos nem se arriscam nesta tarefa porque, se a limpeza for feita de maneira errada, o para-brisa não deverá facilitar a visão na hora da chuva, mas sim, prejudicá-la ao embaçar o vidro. Por isso, confira a seguir algumas dicas para manter esta peça sempre limpa para garantir a sua segurança no trânsito.
1 – Nunca use jornal de papel para limpar o para-brisas
Apesar de ser intuitivo para algumas pessoas, outras, quando escutam boatos de que passar jornal no para-brisa facilita a limpeza, acabam caindo nessa lenda e provocam danos na peça.
Vale lembrar que o jornal solta uma tinta que, em contato com a água da chuva, cria uma película grossa de sujeira e acaba manchando ainda mais o para-brisa. Por isso, jamais use o jornal no vidro do carro!
2 – Use produtos específicos
Produtos para limpar para-brisas tem em toda loja de itens automotivos, isso é certo. No entanto, é preciso escolher bem o limpador de vidros, especialmente no que diz respeito a sua composição química.
Existem produtos de limpeza que contém amônia, um elemento químico que, em contato com vidros com película, provoca ressecamento após algumas aplicações. É por esse motivo que muitos mecânicos recomendam a velha e boa mistura de água com detergente neutro.
Além disso, o pano a ser utilizado precisa ser escolhido com muito cuidado. Para não riscar o vidro, o ideal é limpar com um pano de microfibra ou com papel toalha. Por fim, caso o para-brisa do seu carro possua película, utilize uma solução limpadora de para-brisa vendida em lojas automotivas, mas fique atento à composição.
3 – Nunca tente desembaçar o para-brisas com as mãos
Em dias chuvosos, o carro fica completamente fechado e abafado, e os vidros, embaçados. E quem nunca tentou limpar o vidro com as mãos nesses casos? Apesar de parecer a melhor opção no momento, essa atitude pode engordurar o vidro e diminuir a visibilidade do motorista.
Por esse motivo é importante sempre andar com um pano limpo e um detergente neutro para passar no para-brisa do carro. Além disso, espalhe bem o produto para desembaçar toda a área de visão do motorista.
4 – Pasta de dente ajuda a tirar os arranhões
Pode até parecer mentira, mas não é! A pasta de dente possui inúmeras funções além de limpar os dentes. Este produto, em conjunto com o bicarbonato de sódio, pode facilitar a limpeza do para-brisa e livrá-lo de arranhões. Mas o resultado só é garantido se cada passo for realizado como é indicado abaixo:
- Misture a pasta de dente e o bicarbonato de sódio de maneira que resulte em uma mistura homogênea, ou seja, sem grãos expostos, pois isso pode arranhar ainda mais o vidro.
- Utilize um pano seco, que não solte fiapos, e aplique uma quantidade moderada da mistura no risco e nas laterais. Deixe agir por 5 minutos e depois remova a mistura.
- Depois, pegue outro pano seco e remova as sobras da mistura.
- Compre um pouco de óxido de ferro e glicerina – produtos encontrados à venda na internet – e misture-os. Em seguida, aplique a mistura e deixe agir por 2 minutos para depois remover com um pano seco.
- Por fim, um pano úmido em toda a superfície do vidro e aplique um produto específico para limpar vidro.
Com essas dicas, a limpeza do para-brisa em casa poderá ser feita toda semana e evitará maiores problemas, acúmulos de sujeira e perigos na direção.
Compartilhe