Nova pista será utilizada no aeroporto internacional do Rio, o Galeão, sediando a terceira etapa da Stock Car em 10 de abril.
Maior categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car voltará a ter uma prova no Rio de Janeiro após 10 anos, quando o extinto autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, sediou a última corrida na capital fluminense.
Desta vez, a etapa “GP Galeão Rio 2022”, prevista para 10 de abril, acontecerá no Aeroporto Internacional Tom Jobim.
A pista do Grande Prêmio possui 3.207 metros e foi batizada de “Circuito Cacá Bueno”, em homenagem ao piloto pentacampeão da Stock Car. O projeto foi idealizado por Luís Ernesto Morales, engenheiro-chefe do GP de São Paulo de F1 e presidente da Comissão Nacional de Circuitos da CBA. Segundo ele, a pista se assemelha a um anel externo e terá a maior média de velocidade do ano.
Diversas provas de Stock Car e outras competições já foram realizadas em aeroportos, como a etapa de Cleveland (EUA) da Fórmula Indy e da Cart, entre 1982 e 2007, no Burke Lakefront Airport.
A Fórmula E e a Fórmula 1 também são exemplos disso. Na FE, o aeroporto de Tempelhot, em Berlim (ALE) sedia provas todos os anos, enquanto a F1 já foi atração na base aérea de Zeltweg, na Áustria, entre 1963 e 1968.
A vantagem dos circuitos em aeroportos é o fato de possuir retas longas e largas, ótimas para ultrapassagens, além de curvas de retorno. Mas e os aviões?
Eles seguem seu fluxo normalmente. Isso porque o GP do Galeão ocorrerá em uma pista auxiliar – portanto, sem atrapalhar o funcionamento geral de pousos e decolagens.
O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…
Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho