Conheça o caminhão mais rápido do mundo

O caminhão mais rápido do mundo é o Volvo Iron Knight, uma máquina de 2400 cv de potência e que chegou a uma velocidade máxima de 276 km/h. O veículo da montadora sueca não é para levar cargas ou circular nas estradas, mas sim mostrar a tecnologia que a Volvo pode produzir.

Todos conhecem o carro mais rápido do mundo, já ouviram falar do avião e estão familiarizados com a moto, mas e o caminhão? É difícil imaginar um veículo com toda aquela estrutura ir mais rápido que os olhos podem acompanhar. Conhecido como o caminhão mais rápido do mundo, esse mito existe sim e se chama Volvo Iron Knight.

A Volvo desenvolveu essa máquina de 2400 cv de potência com um único intuito: ultrapassar barreiras nunca antes quebradas. Com base nos modelos da linha extra-pesados FH da montadora sueca e seu objetivo, primeiramente, é mostrar toda a qualidade tecnológica da marca.

Motor do caminhão mais rápido do mundo

Para ser o caminhão mais rápido do mundo, o Iron Knight possui uma relação de peso-potência de 1,9 kg/cv e um torque de 6000 Nm. Sua aceleração vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos, o mesmo que um Mercedes-AMG C43, o que o proporcionou a bater o recorde e chegar a 276 km/h.

Toda a aerodinâmica da cabine foi repensada, as tomas de ar foram aumentas, para auxiliar na refrigeração do motor. Acima de tudo, o motor do caminhão é o mesmo do modelo D13 convencional, porém melhorado, ele possuí quatro turbocompressores, duas entradas com filtros de ar abertos e intercoolers refrigerados a água.

“O caminhão usa a mesma transmissão I-shift e tem um motor com os mesmos componentes internos dos motores que equipam nossos veículos de produção regular, mas com preparação que atinge potência quase cinco vezes superior”, disse Alcides Cavalcanti, em nota, diretor comercial de caminhões da Volvo, ao site Auto Esporte, em 2019.

O recorde

O caminhão retém dois recordes de velocidades homologados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O primeiro recorde foi de aceleração de 0 a 500 metros e o segundo, também de aceleração, foi de 0 a 1000 metros, respectivamente o tempo foi 13,67 e 21,14 segundos.

Uma das curiosidades mais incríveis do Iron Knight é o fato dele ter 3 vezes mais potência do que uma Lamborghini Aventador SVJ, potência a qual é utilizada para mover as 4,5 toneladas de motor e carroceria. Outro fato curioso, certamente, é que a relação peso-potência do caminhão é é superior à da Ferrari GTC4 Lusso.

“Isso mostra que a nossa transmissão I-Shift Dual Clutch tem um potencial enorme e que não o deixa ficar mal em condições extremas. O fato de o recordista mundial utilizar a mesma caixa de velocidades dos nossos caminhões FH de série é algo de que nos orgulhamos muito”, afirmou o presidente e CEO da Volvo Trucks, Claes Nilsson, na época que o feito foi realizado.

O foco do caminhão é mostrar que a Volvo é uma empresa de alta tecnologia. Infelizmente não vamos ver esse monstro correndo nas estradas ou levando uma carga de um ponto para outro, pois ele é apenas um conceito, uma maneira de promover a marca, seus funcionários e sua tecnologia.

Atrás do volante

Acima de tudo há a equipe de engenharia da Volvo. Mas o recorde só pode ser quebrado com a ajuda de Boije Ovebrink, piloto com mais de 30 anos de experiência em provas de velocidade.

Além disso, Overbrink também é vencedor do campeonato europeu de corridas de caminhão. Porém, os últimos anos, o profissional dedica sua carreira ao livro dos recordes de velocidade a bordo de veículos de peso pesado.

“O Iron Knight pode ser descrito com apenas uma palavra: perfeição. O caminhão entrega uma potência insuperável quando pisamos fundo no acelerador. Este foi o terceiro Volvo que pilotei para quebrar recordes e ele tem um desempenho incomparável”, afirmou Ovebrink na época.

O recorde permanece intacto desde 2016, nesse tempo, o Iron Knight permanece na sede da Volvo exposto. Porém, as vezes a máquina faz uma “turnê” pelo mundo, como no ano passado que ficou exposto na feira da Fenatran 2019, em São Paulo.

Antes do Iron Knight se coroar como o rei dos pesos pesados, a coroa era do Mean Green e antes era do Wild Viking, ambos também da Volvo e dirigidos pelo pelo piloto Boije Ovebrink.

O vídeo do Volvo Iron Knight se consagrando como o caminhão mais rápido do mundo possuí mais de 1 milhão de visualizações e em quatro minutos, completamente cinematográficos, é possível ver toda a potência do veículo. Veja o video aqui (em inglês):

Outra máquina peso pesado

Agora que já conhece o caminhão mais rápido do mundo veja também a história do trator mais rápido do mundo, que da mesma forma é muito interessante. O recorde que foi quebrado novembro de 2019 pelo Fastrac da montadora inglesa JCB.

O interessante é que, primeiramente, o trator chegou ai incríveis a 247 km/h e foi conduzido sob o comando do apresentador de TV Guy Martin. Além disso, o veículo possuía uma potência de 1.014 cv, menos que a metade da potência do Iron Knight.

Admin

Recent Posts

Participe do Dia do Balconista de Autopeças

O Novo Varejo quer a sua ajuda para preparar uma homenagem para os balconistas de…

16 anos ago

Um balconista na Guatemala

Entrevistamos um vendedor estrangeiro para saber como é sua rotina de trabalho

9 anos ago

A balconista do futuro

Saiba quais conselhos a Doroty tem para você

9 anos ago